Praça do Princípe Real, nº 26 1200-184 Lisboa, Portugal

Pop-up Store:

Mon-Sat: 12-8PM

SUN: 11AM-7PM

Green Nation

Este concurso é exclusivo para designers residentes em Portugal. Inscreve-te aqui.

I'm not a Portuguese speaker: If you don’t understand this regulation and would like to participate in the Green Nation contest, please contact us at info@thefairbazaar.com.

 

Green Nation é um concurso de moda sustentável organizado pela Fair Bazaar que possibilita a novos fashion designers uma maneira de expor o seu talento, criatividade e originalidade.

A Fair Bazaar é um Marketplace que une consumidores a marcas e produtos de lifestyle sustentável. O nosso objetivo é potenciar e educar uma comunidade global de change-makers. Com este concurso, queremos descobrir designers excepcionais que partilham os mesmos valores que nós e que possam inspirar a nossa comunidade. Assim, desejamos juntos construir uma nação mais green.

Queres juntar-te a nós? Vamos começar!

REGULAMENTO

PARTICIPANTES

O Green Nation é dirigido a todos os alunos de cursos superiores e cursos profissionais em Design de Moda de escolas nacionais e internacionais, assim como a jovens designers de moda que estejam a iniciar a sua marca. Os concorrentes podem candidatar-se em nome individual ou em dupla.

CANDIDATURAS

Cada candidato deverá entregar uma coleção cápsula para senhora e/ou homem, não sendo necessário ser exclusivo para o concurso e ou seguir uma estação definida. O candidato terá que preencher a ficha de inscrição disponível neste link e deverá:

  • Responder a todas as perguntas que constam na ficha de inscrição;
  • Fornecer dados pessoais;
  • Escrever um breve texto sobre o(s) designer(s);
  • Explicar conceito que apoie e fundamente o projeto;
  • Apresentar ilustrações dos coordenados propostos: entre 5 e 7;
  • Apresentar desenhos planos ou técnicos com todas as especificações necessárias para uma boa compreensão de cada peça;
  • Apresentar breves memórias descritivas das peças;
  • Apresentar a paleta de cores e materiais escolhidos.

* Os designers que apresentarem uma coleção já desenvolvida anteriormente, poderão incluir também na inscrição, fotografias das peças já confeccionadas.

* Os arquivos com tamanho maior que 100 MB deverão ser enviados para o email: info@thefairbazaar.com com assunto NOME DO PROJETO_NOME DO DESIGNER.

Data limite de entrega dos projetos: As inscrições dos projetos deverão ser enviadas até às 00 horas do dia 20 de agosto de 2018.

Os candidatos são responsáveis pela veracidade das informações enviadas, podendo, no caso de qualquer irregularidade ou falta de preenchimento de algum item, ser anulada a sua participação no concurso.

SELEÇÃO DE PROJETOS

O júri do concurso, constituído pela fundadora da Fair Bazaar Joana Cunha e designers de moda convidados, selecionará dois projetos que deverão seguir no mínimo três dos critérios descritos a seguir. 

Artisan: Feito à mão com carinho, cada peça é única. Produzido por artesãos qualificados que empregam métodos tradicionais de fabricação, cada item desta categoria é exclusivo, possuindo uma rica herança cultural.

Fair-trade: "O Comércio Justo é uma parceria comercial baseada em diálogo, transparência e respeito, procurando uma maior equidade no comércio internacional. Contribui para um desenvolvimento sustentável através da oferta de melhores condições comerciais e garantindo os direitos dos produtores e trabalhadores marginalizados" (World Fair Trade Organization, 2018).

Vegan: Defendendo uma abordagem livre de crueldade para a fabricação de bens, rejeita-se o uso de qualquer tipo de produto animal ou subproduto na fabricação de qualquer artigo.

Small-Scale: A produção em pequena escala envolve uma cadeia reduzida de valores e uma relação mais próxima com as partes envolvidas. Promove a produção de quantidades limitadas, um melhor controlo de qualidade e senso de individualidade. Adicionalmente, apoia as pequenas empresas e estimula a economia local.

Recycling: A reciclagem envolve a conversão de lixo em novos materiais e objetos. Utilizar materiais e fibras usados anteriormente, em vez de recorrer a produção com matérias-primas virgem, ajuda a reduzir a pegada ambiental envolvida na produção de bens de consumo.

Organic: Os produtos orgânicos são produzidos sem quaisquer químicos sintéticos tais como fertilizantes, pesticidas ou transgênicos, promovendo um retorno a métodos de produção mais naturais que aumentem a biodiversidade e os ciclos biológicos.

Zero-Waste: É o movimento que encoraja as pessoas a viverem um estilo de vida sem desperdício, a fim de diminuir os aterros e os seus efeitos nocivos no nosso planeta. Para um produto ser zero-desperdício não pode gerar qualquer tipo de resíduo no seu processo de fabricação.

Eco-Friendly: Produzido com materiais e métodos ecológicos. Este tipo de material utiliza métodos de produção com baixo impacto no meio ambiente e os materiais são facilmente biodegradáveis, não tendo impacto no ecossistema caso acabem no lixo.

* Os 2 candidatos selecionados, devem apresentar ao júri no mínimo uma peça finalizada para avaliação dos acabamentos, obrigatoriamente duas semanas antecedentes ao evento Greenfest.

Na semana de 20 de agosto de 2018, o júri elegerá e divulgará os 2 designers vencedores do concurso.

Prémio

Os 2 designers vencedores terão oportunidade de expôr e vender as suas peças na pop-up store do evento Greenfest, que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de Outubro de 2018 no Centro de Congressos do Estoril. Como também participar numa talk e apresentar seu projeto ao público presente.

Saiba mais sobre o Greenfest aqui

Direitos de Autor

>Os concorrentes têm plenos direitos sobre a autoria dos seus projetos, sendo os seus proprietários legais. O Green Nation reserva-se, porém, no direito de utilizar fotografias, desenhos, imagens de vídeo e informação necessária para a comunicação e promoção do concurso e evento Greenfest, das coleções apresentadas e dos designers participantes.

A equipa The Fair Bazaar responsabiliza-se pela divulgação das coleções, layout, venda e envio de relatório de vendas dos produtos. Os designers poderão estar presentes na pop-up store para vendas e informações ao público em todos os dias do evento. 

Contactos:

The Fair Bazaar

info@thefairbazaar.com

+351 927 453 075

We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. By continuing you are agreeing to our Privacy and Cookie Policy.
Accept